, ,

Horta biológica – Um projeto multidisciplinar

Um projeto que pretende dar a conhecer as várias fases do cultivo e produção de produtos hortícolas, assim como, mostrar as vantagens de um cultivo sem recurso a produtos químicos.

Por

min. de leitura

A escola básica do Taralhão, com a dinamização das professoras Fátima Lemos e Margarida Mouta, iniciou este ano letivo, à semelhança do ano anterior, o projeto de agricultura biológica no espaço exterior que existe adequado para o efeito. É um projeto que pretende dar a conhecer as várias fases do cultivo e produção de produtos hortícolas, assim como, mostrar as vantagens de um cultivo sem recurso a produtos químicos.

Este projeto pretende articular as diferentes disciplinas, tais como estudo do meio, português, inglês, matemática e expressão plástica.

Nas últimas semanas, procedeu-se à limpeza e preparação do espaço e fez-se a respetiva plantação e sementeira de nabos e couves (pencas). Todos os alunos, inclusive do pré-escolar, observaram e participaram nesta atividade com muito entusiasmo e puderam compreender todo o processo inicial. Posteriormente foi trabalhado algum vocabulário em português e inglês no terceiro e quarto ano e ilustrado o que mais chamou à atenção dos alunos. Uma semana depois, os alunos já puderam verificar a germinação das sementes e os nabos e couves bem “pegadinhos” à terra.

Todas as  semanas, a nossa horta recebe a visita dos alunos,  onde podem observar o crescimento dos produtos. Nas últimas semanas, estiveram  a fazer as legendas para cada um deles em português e inglês. Numa dessas visitas, verificaram a existência de lagartas nas couves, impedindo-as de crescer. Fez-se então a pesquisa para um tratamento natural da lagarta e descobriu-se  que pode utilizar–se vinagre e água. Alguns alunos foram até lá salpicar as couves com essa mistura e ficamos a aguardar o resultado.

A professora Margarida Mouta