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Informações sobre o Programa Escola Digital, acesso ao Office 365…

Sobre o programa

O Programa Escola Digital promovido pelo Ministério da Educação assenta em três pilares: Acesso a um computador portátil, conectividade gratuita à internet, formação e acesso a recursos digitais. Pretende-se garantir o acesso dos alunos a equipamentos informáticos, com ligação à internet e a recursos pedagógicos digitais, acessíveis em qualquer local, seja em casa ou na escola, sempre que solicitado.

Kit Escola Digital

O Kit Tecnológico é fornecido a título de empréstimo e deve ser devolvido à escola no final de cada ciclo de ensino (4.º, 9.º e 12.º), de acordo com o calendário publicado na página da escola, quando existir uma transferência de escola, ou quando o aluno deixar de a frequentar por qualquer outro motivo.

Existem modelos de equipamentos distintos e adaptados ao nível de ensino que o aluno frequenta. O acesso à internet é ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.

Informações importantes

Condições da devolução

Os alunos do 4.º ano e 9.ª ano e/ou que sejam transferidos, devem devolver o KIT do Programa “Escola Digital” à escola/agrupamento. Assim solicita-se a devolução dos bens cedidos a título de empréstimo.

O KIT deverá ser entregue pelo encarregado de educação, pois deverá assinar uma declaração em como o entregou, os bens entregues e o estado de conservação no ato de devolução, que comprova esta mesma devolução e onde ficará registado o(s) estado(s) do(s) equipamento(s) rececionado(s);

Bens a devolver
  • Computador
  • Carregador do computador
  • Hotspot
  • Cabo usb/carregador do Hotspot
  • Cartão SIM
  • Cartão com os códigos PIN e PUK
  • Mochila
  • Caixas (se aplicável)
Cuidados a ter antes da devolução
  • Os kits informáticos devem ser devolvidos nas condições que resultam de um uso responsável e prudente. Caso tal não se verifique, será efetuado o registo da ocorrência e posterior tratamento;
  • Efetuar a reposição do sistema operativo:
    https://www.youtube.com/watch?v=hYA6d0SHjsU
Procedimentos no ato da entrega

A equipa responsável pela recolha irá proceder às seguintes ações obrigatórias:

  • Verificar o nº. de série e o n.º de imobilizado;
  • Inspecionar o estado geral e conservação dos bens devolvidos;
  • Verificar se é possível ligar o computador e se o ecrã deste está funcional.
Incumprimento

A não entrega dos Kits emprestados implica:

  • Colocação do Encarregado de Educação (ou Aluno, se maior de idade) numa situação de incumprimento, impedindo a atribuição de novos equipamentos;
  • A participação às autoridades policiais;
  • A falha em devolver os equipamentos em bom estado ou em devolver, de todo, o conjunto ou parte dos equipamentos resultará no acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos de acordo com o Auto de Entrega (pontos 4, 5 e 6) no prazo de 5 dias úteis;

Boas práticas

  • Zelar pela conservação dos equipamentos;
  • Restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado;
  • Suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso;
  • Informar sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo;
  • Apresentar queixa na GNR se o equipamento for furtado e entregar comprovativo na escola;
  • Não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola;
  • Não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.
Problemas, Avarias e Acidentes com o Kit Digital

Se houver algum problema, avaria ou acidente, deve contactar de imediato a Equipa da Escola Digital através do email   –  escoladigital@aejuliodinis.com

Apoio técnico

O agrupamento reuniu alguns vídeos de instrução de como proceder a determinadas ações de recuperação mais comuns e de fácil resolução.

Ecrã Azul – Desbloqueio CuCO


Reposição do computador


Configuração de hotspots

Avaria

No caso de se tratar de um outro problema, necessita informar o Agrupamento assim que o detetar para observação, indicando o motivo de avaria e preencher o modelo fornecido pela funcionária na receção da Escola Sede.

NOTA: Os custos de avaria que não estão cobertos pela garantia*, serão a cargo da(o) E.E..

* a título de exemplo: quebra de ecrã, teclado avariado, carregador avariado ou descabelado, etc.