+digital
Informações sobre o Programa Escola Digital, apoio técnico e tutoriais
Sobre o programa
O Programa Escola Digital promovido pelo Ministério da Educação assenta em três pilares: Acesso a um computador portátil, conectividade gratuita à internet, formação e acesso a recursos digitais. Pretende-se garantir o acesso dos alunos a equipamentos informáticos, com ligação à internet e a recursos pedagógicos digitais, acessíveis em qualquer local, seja em casa ou na escola, sempre que solicitado.
Kit Escola Digital
O Kit Tecnológico é fornecido a título de empréstimo e deve ser devolvido à escola no final de cada ciclo de ensino (4.º, 9.º e 12.º), de acordo com o calendário publicado na página da escola, quando existir uma transferência de escola, ou quando o aluno deixar de a frequentar por qualquer outro motivo.
Existem modelos de equipamentos distintos e adaptados ao nível de ensino que o aluno frequenta. O acesso à internet é ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.
Informações importantes
Condições da devolução
Os alunos do 4.º ano e 9.ª ano e/ou que sejam transferidos, devem devolver o KIT do Programa “Escola Digital” à escola/agrupamento. Assim solicita-se a devolução dos bens cedidos a título de empréstimo.
O KIT deverá ser entregue pelo encarregado de educação, pois deverá assinar uma declaração em como o entregou, os bens entregues e o estado de conservação no ato de devolução, que comprova esta mesma devolução e onde ficará registado o(s) estado(s) do(s) equipamento(s) rececionado(s);
Bens a devolver
- Computador
- Carregador do computador
- Hotspot
- Cabo usb/carregador do Hotspot
- Cartão SIM
- Cartão com os códigos PIN e PUK
- Mochila
- Caixas (se aplicável)
Cuidados a ter antes da devolução
- Os kits informáticos devem ser devolvidos nas condições que resultam de um uso responsável e prudente. Caso tal não se verifique, será efetuado o registo da ocorrência e posterior tratamento;
- Efetuar a reposição do sistema operativo:
https://www.youtube.com/watch?v=hYA6d0SHjsU
Procedimentos no ato da entrega
A equipa responsável pela recolha irá proceder às seguintes ações obrigatórias:
- Verificar o nº. de série e o n.º de imobilizado;
- Inspecionar o estado geral e conservação dos bens devolvidos;
- Verificar se é possível ligar o computador e se o ecrã deste está funcional.
Incumprimento
A não entrega dos Kits emprestados implica:
- Colocação do Encarregado de Educação (ou Aluno, se maior de idade) numa situação de incumprimento, impedindo a atribuição de novos equipamentos;
- A participação às autoridades policiais;
- A falha em devolver os equipamentos em bom estado ou em devolver, de todo, o conjunto ou parte dos equipamentos resultará no acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos de acordo com o Auto de Entrega (pontos 4, 5 e 6) no prazo de 5 dias úteis;
Boas práticas
- Zelar pela conservação dos equipamentos;
- Restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado;
- Suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso;
- Informar sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo;
- Apresentar queixa na GNR se o equipamento for furtado e entregar comprovativo na escola;
- Não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola;
- Não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.
Problemas, Avarias e Acidentes com o Kit Digital
Se houver algum problema, avaria ou acidente, deve contactar de imediato a Equipa da Escola Digital através do email – webmaster@aejuliodinis.com
Apoio técnico
O agrupamento reuniu alguns vídeos de instrução de como proceder a determinadas ações de recuperação mais comuns e de fácil resolução.
Ecrã Azul – Desbloqueio CuCO
Reposição do computador
Configuração de hotspots
Avaria
No caso de se tratar de um outro problema, necessita informar o Agrupamento assim que o detetar para observação, indicando o motivo de avaria e preencher o modelo fornecido pela funcionária na receção da Escola Sede.
NOTA: Os custos de avaria que não estão cobertos pela garantia*, serão a cargo da(o) E.E..
* a título de exemplo: quebra de ecrã, teclado avariado, carregador avariado ou descabelado, etc.