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Dia Internacional da Matemática na BE

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (14 de março), este ano sob o lema “Matemática, Arte e Criatividade”, e numa articulação curricular da disciplina de Matemática com a Biblioteca Escolar, todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos experimentaram a “Magia da Matemática”. 

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Dia Internacional da Matemática na BE  
“Matemática, Arte e Criatividade” 
(10 a 14 de março) 

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (14 de março), este ano sob o lema “Matemática, Arte e Criatividade”, e numa articulação curricular da disciplina de Matemática com a Biblioteca Escolar, todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos experimentaram a “Magia da Matemática”. 

Para as turmas de 5.º ano, numa planificação de acordo com o Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, decorreram sessões com a finalidade de levar os alunos a desenvolver aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar, nomeadamente: construir sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens; extrair, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e estruturar a informação segundo critérios lógicos. E, ao mesmo tempo, trabalhar os conteúdos curriculares da disciplina de Matemática: pensamento computacional; raciocínio e resolução de problemas, de forma lúdica e o conceito de polígono e construção de polígonos. 

Assim, em grupo, os alunos realizam um Matpaper, com as seguintes atividades lúdicas e desplugadas (com conceitos e problemas do mundo da computação) com tempo cronometrado para cada tarefa: 

Aventura com pauzinhos – “O cão da Laura Lobo” A atividade consiste no desenvolvimento da visualização espacial e incentiva o raciocínio lógico, a partir da mudança de formas. A partir de uma imagem construída com pauzinhos, os alunos terão de os mover de acordo com indicações dadas, de forma a ficarem com orientações diferentes. 

“Colorindo com números” – Nesta atividade demonstra-se como os computadores armazenam desenhos, fotografias e outras imagens usando apenas números, qual a forma mais eficaz de armazenar grandes quantidades de dados, como evitar erros e como mensurar o volume de informações que desejam armazenar. Os alunos deverão formar imagens segundo códigos numéricos. 

“Compressão de texto” – Os computadores possuem apenas uma quantidade reduzida de espaço para armazenar informações, estes precisam armazená-las da forma mais eficiente possível. Isso é chamado compressão. Codificar os dados antes de armazená-los e decodificá-los, assim que estiverem a ser recuperados, permite ao computador armazenar mais dados ou enviá-los mais rapidamente através da Internet. A fim de perceberem este processo, os alunos deverão preencher lacunas de um texto, segundo um esquema. 

“Magia com números: advinha a palavra!” – A atividade visa promover o desenvolvimento de práticas que incentivem os alunos a criarem algoritmos que possam descrever etapas, promovendo a criatividade e valorizando uma diversidade de resoluções e representações que favoreçam a inclusão de todos. Um aluno escolherá um livro da Biblioteca e uma página e selecionará uma palavra. Os outros alunos, através de cálculos matemáticos, encontrarão a palavra escolhida, levando assim à descoberta dessa palavra num contexto de uma página de um livro. 

“Poligonomania e figuras geométricas criarás!” – Os alunos de cada turma trouxeram diversos polígonos em papel/cartão reutilizável pré-desenhados e recortados. Formaram um painel, unindo-os de forma criativa e em articulação com as turmas homólogas de 6.º ano. Nesta tarefa, o trabalho em equipa foi essencial para o desenvolvimento de soluções eficazes e criativas. Ao juntar alunos com diferentes habilidades e perspetivas, a troca de ideias tornou-se dinâmica, enriquecedora e construtiva. No contexto da geometria, a abordagem prática e colaborativa permitiu uma exploração mais profunda e uma compreensão mais detalhada do conceito de polígono. A interajuda não só fortaleceu a confiança mútua, mas também incentivou a superação de desafios.  

À medida que foram criados de forma dinâmica e construtiva, os painéis foram expostos no átrio da Biblioteca Escolar. 

Fundamental, foi também a colaboração de alguns alunos de 6.º ano e de 3.º ciclo que se voluntariaram para serem os Monitores: orientavam na execução das tarefas das equipas dos alunos do 5.º ano. 

Os alunos do 3.º ciclo construíram jogos muito criativos e trabalhos informativos, com os quais se organizou uma exposição no átrio da BE. Aproveitaram para jogar os seus jogos e os disponibilizados pelo Clube de Jogos. 

No espaço virtual da BE (Bibliodiálogos), divulgou-se o Enigma Matemático da Semana, para resolução pela comunidade educativa. As respostas são recolhidas em formulários do Google e serão atribuídos brindes aos participantes com maior número de respostas corretas. 

E na Estante dos Destaques, estavam livros e revistas para serem consultados e requisitados. 

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