Os nossos clubes, oficinas
e projetos
Atividades extracurriculares multidisciplinares na escola sede
Os alunos têm à sua disposição um leque diversificado de projetos e de clubes nos quais se poderão inscrever ao longo do ano letivo. Iremos partilhar, em breve, o número de inscrições e os horários de cada clube/projeto.
Clube
História
Dinamizado por:
Angélica Moura, Felismina Nunes, Madalena Nogueira e Maria de Fátima Silva.
Sobre o clube:
Trabalho de pesquisa, entrevistas, podcast, café-concerto, reprodução de canções/poemas de Abril…
2.ª f. das 08:45 às 09:30, das 09:45 às 10:30 e das 11:15 às 12:10
3.ª das 08:45 às 09:30
4.ª das 11:25 às 12:10
5.ª 11:25 às 12:10
Clube
Leitura
Dinamizado por:
Rita Cordeiro e Zulmira Oliveira.
Sobre o clube:
Integrada no Projeto “Escola a ler”, é destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos.
Realização de sessões semanais de leitura de obras integrais, utilizando várias estratégias de leitura.
Reflexão e debate acerca das mensagens das obras. Intertextualidade com outras artes.
2.ª f. das 11:25 às 12:10 e das 13:55 às 14:40
5.ª f. das 08:45 às 09:30
local: biblioteca escolar
Clube
Europeu
Dinamizado por:
Justina Roma, Graça Marques e Margarida Dulce.
Sobre o clube:
Jogos didáticos, Construção de materiais para exposições, Comemoração de datas festivas, Exposições e Visitas de Estudo.
5.ª das 08:00 às 08:45 e das 16:35 às 18:05
local: biblioteca escolar
Clube
Ludus
Dinamizado por:
Lídia Fontes.
Sobre o clube:
Atividades de contacto com a natureza (Caça ao tesouro, orientação, percursos pedestres e de bicicleta, escalada, slide, etc…); Atividades lúdicas (recriação de jogos tradicionais, jogos didáticos e jogos educativos); Atividades expressivas e artísticas (dança, ginástica, etc…).
horário a definir
local: ginásio
Oficina
Ler + e melhor
Dinamizado por:
Bonifácia da Conceição, Rita Cordeiro, Fátima Lemos, Abília Nunes, Graça Santos, Manuela Moreira e Zulmira Oliveira.
Sobre a oficina:
Integrada no Projeto “Escola a ler”, é destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos. Realiza sessões semanais de treino da dicção, fluência, expressividade e compreensão, a fim de desenvolver o gosto pela leitura, bem como as competências leitoras, a concentração e o enriquecimento de vocabulário.
ver horário
local: biblioteca escolar
Clube
Clube de Jogos
Dinamizado por:
Isa Martins, Domingos Moreira, Andrea Martins, Luísa Fidalgo e José Lúcio.
Sobre o clube:
O jogo proporciona o estímulo e o ambiente propícios que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos. Outros benefícios incluem concentração, paciência, coordenação motora, interação social, iniciativa, persistência, cálculo, raciocínio e capacidade de resolver problemas. Serão realizados jogos de tabuleiros e didáticos.
segunda-feira das 09:45 às 11:15
terça-feira das 13:10 às 14:40
quarta-feira das 11:25 às 12:55 e das 14:55 às 16:25
quinta-feira das 11:25 às 12:20
sexta-feira das 14:55 às 16:25
local: biblioteca
Clube
Atelier das Artes
Dinamizado por:
Luis Raimundo.
Sobre o clube:
Os alunos no atelier de artes aprendem a importância da reciclagem de papel e desenvolvem técnicas de manufatura de folhas de papel reciclado, pasta de papel e técnicas de encadernação.
horário a definir
Projeto
Banda Old School
Dinamizado por:
Alcídio Paiva e Isabel Oliveira.
Clube
Azulejo
Dinamizado por:
Isabel Júlio e Luís Raimundo.
Sobre o clube:
Técnicas e pintura e cozedura do Azulejo.
horário a definir
Clube
Gondobótica
Dinamizado por:
Eugénio Oliveira e Rui Magalhães.
Sobre o clube:
Manipulação e construção de robôs, programação de robôs e placas eletrónicas e participação em iniciativas, concursos, eventos ou workshops ligados à programação e à robótica.
terça-feira das 14:55 às 15:40 e das 15:40 às 16:25
quinta-feira das 09:45 às 10:30 e das 10:30 às 11:15
Clube
Meditação
Dinamizado por:
Maria José Castro.
Sobre o clube:
Os alunos vão realizar exercícios de acolhimento, aquecimento, relaxamento e meditação no sentido de os ajudar a adquirir autoconhecimento, reeducar a mente, acalmar as emoções, e aumentar os momentos de foco, amor por si e pelos outros.
terça-feira das 9:45 às 10:30
quarta-feira das 16:35 às 17:20
local: sala Snoezelen
Oficina
O Meu Mundo
Dinamizado por:
Isabel Matos.
Sobre a oficina:
Construção, ampliação e manutenção de um “museu natural” de âmbito biológico e geológico; Conservação de material diverso, sobretudo biológico; Construção de expositores simples e etiquetas identificativas; Recolha de informação científica básica; Outras atividades, dentro do âmbito, resultantes das manifestações de interesse dos alunos ou propostas pela professora.
horário a definir
Oficina
Desenho
Dinamizado por:
Helena Cardoso.
Sobre o clube:
Pretende ser um espaço de experimentação plástica e desenvolvimento das técnicas e capacidades básicas e específicas da linguagem do Desenho. Vocacionado para alunos que, já tendo apreendido as bases, pretendam explorar técnicas mais avançadas da representação bi e tridimensional utilizando estratégias tão diversas como o desenho de observação, a ilustração, trabalho de pares e em grupo, participação em projetos de escola, etc.
horário a definir
Clube
DELF
Dinamizado por:
Conceição Gandra e Bonifácia da Conceição.
Sobre o clube:
Assumindo-se como um instrumento de avaliação externa, os exames DELF (Diplôme d’Études en Langue Française) permitem a obtenção de um diploma oficial para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros, ao nível da compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita. É um diploma reconhecido internacionalmente e é vitalício.
A nossa Escola abraçou este projeto, em 2021, com o objetivo não só de motivar os jovens para a aprendizagem do Francês, mas também como forma de reconhecimento
da utilidade da língua francesa tanto a nível da escrita como da oralidade.
horário a definir
Clube
Centurium
Dinamizado por:
Paula Pombinho, Alberto Teixeira e Fernanda Sousa.
Sobre o clube:
O Clube Centurium funciona neste Agrupamento desde 2020 e está integrado no “Centurium – programa educativo de inclusão e flexibilidade curricular” (www.centurium.pt). Através da prática de jogos de tabuleiro de origem romana, os alunos (e não só) desenvolvem competências de atenção, concentração, foco, perseverança, resolução de problemas, para além de melhorarem a sua autoimagem e autoconfiança e desenvolver competências sociais. Através do jogo aprendem! Quem é que não gosta de jogar?