Em novembro, os alunos de quatro turmas do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, do JI de Aguiar, JI do Taralhão, EB do Souto e EB N.º1, foram convidadas a desenhar e ilustrar o logótipo do projeto eTwinning: Learning Outside Classroom Walls II “Sustainability: Environment and Well-Being – Stories from Our Land”.
O ponto de partida para essa proposta de trabalho inclusivo, foi a nossa terra – Gondomar. Tínhamos de ilustrar símbolos que a refletiam.
Inicialmente, as crianças tiveram oportunidade de manusear e explorar sensorialmente peças do nosso artesanato e saborear o famoso caldo de nabos. Depois, foi dar asas à criatividade e explorar técnicas e materiais de expressão plástica.
Ao associar a filigrana de Gondomar, que é classificada como património cultural imaterial, com o património gastronómico do concelho, gerou grande entusiasmo e momentos fantásticos de aprendizagem artística, com sensibilidade sensorial e sentido estético.
Podemos visualizar no vídeo, as habilidades dos alunos e o resultado final das suas produções artísticas.
Posteriormente houve uma eleição e o desenho vencedor reúne assim esses dois elementos essenciais do património de Gondomar: O nabo, representando nossa terra, a nossa agricultura e o papel que os alimentos simples e tradicionais desempenharam na formação de nossa comunidade. A filigrana, o artesanato delicado e mundialmente renomado que simboliza a criatividade, a habilidade e um sustento económico de Gondomar.
Alguns dos trabalhos, encontram-se afixados no placar Erasmus +, na Escola Básica Júlio Dinis, Gondomar. Esta exposição itinerante, circulará posteriormente para os outros agrupamentos de escolas de Gondomar, que são parceiros neste projeto europeu: ESG – Escola Secundária de Gondomar e AERT3 – Rio Tinto.