, , , , , , ,

Learning Outside Classroom Walls II “Sustainability: Environment and Well-Being – Stories from Our Land”

Em novembro, os alunos de quatro turmas do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, do JI de Aguiar, JI do Taralhão, EB do Souto e EB N.º1, foram convidadas a desenhar e ilustrar o logótipo do projeto eTwinning: Learning Outside Classroom Walls II “Sustainability: Environment and Well-Being – Stories from Our Land”.

Por

min. de leitura

Em novembro, os alunos de quatro turmas do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, do JI de Aguiar, JI do Taralhão, EB do Souto e EB N.º1, foram convidadas a desenhar e ilustrar o logótipo do projeto eTwinning: Learning Outside Classroom Walls II “Sustainability: Environment and Well-Being – Stories from Our Land”.

O ponto de partida para essa proposta de trabalho inclusivo, foi a nossa terra – Gondomar. Tínhamos de ilustrar símbolos que a refletiam.

Inicialmente, as crianças tiveram oportunidade de manusear e explorar sensorialmente peças do nosso artesanato e saborear o famoso caldo de nabos. Depois, foi dar asas à criatividade e explorar técnicas e materiais de expressão plástica.

Ao associar a filigrana de Gondomar, que é classificada como património cultural imaterial, com o património gastronómico do concelho, gerou grande entusiasmo e momentos fantásticos de aprendizagem artística, com sensibilidade sensorial e sentido estético.

Podemos visualizar no vídeo, as habilidades dos alunos e o resultado final das suas produções artísticas.

Posteriormente houve uma eleição e o desenho vencedor reúne assim esses dois elementos essenciais do património de Gondomar: O nabo, representando nossa terra, a nossa agricultura e o papel que os alimentos simples e tradicionais desempenharam na formação de nossa comunidade. A filigrana, o artesanato delicado e mundialmente renomado que simboliza a criatividade, a habilidade e um sustento económico de Gondomar.

Alguns dos trabalhos, encontram-se afixados no placar Erasmus +, na Escola Básica Júlio Dinis, Gondomar. Esta exposição itinerante, circulará posteriormente para os outros agrupamentos de escolas de Gondomar, que são parceiros neste projeto europeu: ESG – Escola Secundária de Gondomar e AERT3 – Rio Tinto.