Na última semana de outubro, a Escola Básica Júlio Dinis acolheu um grupo de sete adolescentes da Croácia. Os alunos, 4 rapazes e 3 raparigas, ficaram alojados em famílias de acolhimento e, diariamente, vieram para a escola, integrando-se nas turmas B e D do 9.º ano e participando em aulas de várias disciplinas conjuntamente com os seus pares portugueses. O seu plano incluiu muito mais do que aulas: atividades desportivas, culturais e artísticas, uso de tecnologias digitais, uma sessão de cinema, caminhadas, convívio, visita ao Museu da Filigrana, a travessia da ponte suspensa pedonal de Arouca e um dia passado a explorar o centro histórico do Porto. Foi uma experiência que a todos – visitantes e anfitriões – marcou profundamente e desenvolveu competências culturais e linguísticas.
Esta foi a primeira vez que o Agrupamento acolheu um grupo de mobilidade de alunos em Erasmus e foi um sucesso a todos os níveis, graças não apenas aos docentes que trabalharam para tornar isto uma realidade, mas também aos alunos e suas famílias, bem como à autarquia, que disponibilizou transporte em duas ocasiões.
Os estudantes da Croácia vieram acompanhados por uma psicóloga escolar e por duas professoras, Mirela Rimac Ešegović e Branka Gale. A primeira veio com uma missão de ensino (modalidade de intercâmbio também nunca antes realizada entre nós), tendo lecionado uma dezena de aulas em língua inglesa e interagido com todas as turmas do 9.º ano, com atividades centradas no autoconhecimento, respeito pela dignidade dos seres humanos e partilha cultural. A segunda docente, que leciona ao nível etário equivalente ao 1.º ciclo, visitou diversas escolas desse ciclo de ensino integradas no AEJD.











